Irmã Mônica

Irmã Mônica 101 anos.

Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, “Irmã Mônica”, nascida em 1919 , francesa, está no Brasil desde 1951 e em São Domingos do Prata, desde 1968.

Dedicou-se logo à formação de líderes rurais, dando continuidade ao trabalho já iniciado pelo Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros (Titone), nas Obras Sociais São Domingos de Gusmão.

Irmã Mônica – Obras Sociais São Domingos de Gusmão

Ministrou os primeiros cursos de fruticultura e olericultura, colaborou com a fundação da Feira do Produtor e deu nova dimensão às Obras Sociais. Irmã Mônica contribuiu diretamente para o crescimento físico, cultural, empresarial e social do município, implantando diversas ações sociais direcionadas a bairros carentes e à zona rural.

Irmã Mônica 101 anos.

Para dar maior segurança ao patrimônio e obter de mais desenvolvimento da população pratiana, as Obras Sociais São Domingos de Gusmão transferiram todo o seu patrimônio à Fundação Monique Leclercq, que foi criada com orientação e supervisão da Promotoria Pública, em 1998, com o objetivo de “Educar para Crescer”.

Na Fundação Monique Leclercq, entidade que leva merecidamente o seu nome, são realizadas várias atividades que visam o desenvolvimento integral dos atendidos.

O trabalho social realizado pela Irmã Mônica ultrapassou as fronteiras do Município, como grande exemplo de cidadania e justiça social.

Irmã Mônica 101 anos.