OFICINAS

As oficinas fazem parte da rotina diária das crianças e adolescentes da Fundação. Na primeira semana de atividades presenciais, a cada ano,   os educandos matriculados na instituição têm a oportunidade de conhecer todas as oficinas. Somente depois de saber como se trabalha em cada uma, eles fazem a escolha das oficinas que querem freqüentar naquele ano.

KHAN ACADEMY

O ensino para a geração atual está cercado de desafios e, através da tecnologia, o aprendizado se torna mais fascinante. A oficina utiliza a maior plataforma online do mundo para se aprender matemática, a Khan Academy que oferece exercícios, vídeos educativos e um painel de aprendizado personalizado que habilita os atendidos a estudarem no seu próprio ritmo. Na plataforma, que é gratuita, se trabalha diversas habilidades buscando desenvolver o aprender a aprender e a resolver situações problemas. Outro foco inovador no trabalho com a plataforma é o desenvolvimento da mentalidade de crescimento. Trabalha-se ainda, a defasagem escolar dos educandos em matemática, contribuindo para a melhoria de seus resultados no processo ensino aprendizagem escolar.

OFICINA DE APRENDIZAGEM

Todos os educandos que frequentam a Fundação passam pela Oficina de Aprendizagem que também é conhecida  como Apoio escolar. Na realidade, este é um espaço  em que os atendidos aprendem a se organizar para realizar as tarefas de casa e a estudar. Também são acompanhados individualmente tendo suas dificuldades sanadas e sendo incentivados a buscarem novas aprendizagens via atividades complementares organizadas pelos monitores. Assim, observam, perguntam, pesquisam, fazem leituras, trocam experiências, levantam hipóteses, desenvolvendo o espírito crítico e a criatividade.

BIBLIOTECA

Este é um espaço em que se busca fomentar a leitura  propiciando o desenvolvimento de habilidades como: escrita, comunicação, concentração, imaginação, memória e resolução de problemas. A leitura favorece o pensamento livre e a produção de saber e ampara positivamente diversas questões pessoais e sociais. Aqui os  educandos desenvolvem habilidades de interpretação e de produção de texto.  Nossa Biblioteca disponibiliza aos atendidos espaços de leitura  com livros, revistas e internet para pesquisa. Nosso acervo é composto, em sua grande maioria, de livros doados pela comunidade e instituições.

INCLUSÃO DIGITAL

Em um mundo em que as tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais inovadoras, a FML oferece a inclusão digital para que seus atendidos se qualifiquem cada vez mais, usando com maior precisão o computador e a Internet para pesquisas, estudos, aquisição de conhecimentos e domínio  dos programas básicos de informática e de navegação na internet.

MÚSICA

A oficina de música é mais um espaço de aprendizagem que é oferecido aos nossos educandos. Nela, crianças e adolescentes têm contato com diferentes gêneros musicais e aprendem a ler uma partitura,  tocar um instrumento e trabalhar a voz. Também são preparados os futuros componentes do nosso projeto da Orquestra.  Aqui, os educandos podem usufruir dos  benefícios cognitivos que a música traz para aqueles que a praticam, que vão desde significativos avanços no uso do raciocínio lógico, dos sentidos, no processo de memorização e na coordenação motora, ao aprimoramento da disciplina, da atenção, da autoestima, do processo de socialização,  da imaginação e da linguagem, entre outros. Seu ponto máximo, que acontece a cada ano, é o Festival de Voz.

CAPOEIRA 

Neste espaço, além do  jogo, dança, luta, esporte, música e cultura afro, as crianças e adolescentes vivenciam a Pedagogia da Roda, que propicia a canalização da energia para o domínio do corpo, tomando consciência do eu e do outro, controle da agressividade, harmonização entre o corpo e a mente. Assim, a capoeira identifica e forma o cidadão através dos seus princípios. E isso ocorre num espaço lúdico, numa formação em que se “joga”, se diverte, e se aprende cidadania e orgulho da nossa terra e das nossas origens, as raízes multiculturais, sobretudo afro-brasileiras, através dos cantos, da música e da nossa história.

ARTES CÊNICAS

Espaço em que se privilegia o trabalho com duas linguagens das Artes Cênicas: a Dança e o Teatro propiciando às crianças e adolescentes o trabalho de  expressão corporal sensível aos valores e vivências corporais que o indivíduo traz consigo, permitindo desta forma que, conteúdos trabalhados, se tornem mais significativos. Desta forma, o trabalho com dança e teatro possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades contribuindo para  a formação de cidadãos com uma visão mais crítica, autônoma e participativa.

Todas essas possibilidades fazem com que exista uma enorme relação artes cênicas e inclusão social ao proporcionar mais autonomia e autoestima para seus adeptos. Buscando abrir espaços de autoria e transgressão, em que as crianças e adolescentes atendidos pela Fundação sejam reconhecidos pela comunidade, é apresentado um Festival de Dança anualmente, além de outras apresentações.

HORTA ESCOLA SUSTENTÁVEL

A oficina proporciona aos atendidos espaços para o aprendizado do cultivo de hortaliças  com a  utilização de práticas sustentáveis como o uso de água de chuva e compostagem doméstica.

Trabalha-se a origem dos alimentos, o empreendedorismo agrícola, os bons hábitos alimentares e a preservação ambiental. Também se busca fomentar junto às famílias, o cultivo de hortas nos quintais, como complementação da alimentação, bem como aumento da renda familiar.

ARTESANATO

Espaço de criação estética em que os educandos têm a oportunidade de ter contato com as diferentes produções artesanais das diferentes regiões do país, tendo a oportunidade de utilizar em seus trabalhos diferentes materiais como madeira, tecido, papel, materiais recicláveis e outros . Para isto, conhecem e trabalham com diferentes técnicas como bordado, desenho, serigrafia, marcenaria, colagem, bricolagem, pintura, etc. Parte de sua produção é comercializada, anualmente, na Feira Cultural da Família,  evento realizado em dezembro,  e na Loja Mãos & Arte da Fundação.

BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca  proporciona um espaço lúdico, em que o jogo e a brincadeira são tratados como atividades que proporcionam o desenvolvimento cognitivo e especialmente o socioemocional. Neste espaço,  o brincar é tratado  como coisa séria e com responsabilidade, possibilitando à criança usar sua criatividade, desenvolver o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo, cumprindo regras e negociando com seus pares.

ESPORTES

Por meio de atividades esportivas obtém-se a promoção da saúde, sociabilização e construção de valores. O esporte, além do lazer, é um importante instrumento para a aquisição de valores e habilidades, como o trabalho em equipe, a determinação, a confiança, a empatia, o raciocínio, o autocontrole, a competição ética com base nas regras. Nesta oficina várias atividades são desenvolvidas buscando oportunizar o conhecimento de vários jogos e práticas esportivas.

XADREZ

Considerado como um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática, Artes, História, Geografia, além da Ética, e desenvolve habilidades como : memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Esta oficina é oferecida a crianças e adolescentes como mais um recurso para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

ULTIMATE FRISBEE

O Ultimate Frisbee é um esporte auto arbitrado praticado com um disco de plástico e possui características do Futebol Americano e do Basquete. A modalidade esportiva apoia-se no Espírito do Jogo, que parte do princípio de que todos os jogadores devem conhecer e aplicar as regras, respeitando a opinião dos adversários, e na alegria de jogar.

O Ultimate possibilita trabalhar habilidades como: agilidade, coordenação motora grossa, velocidade, resistência, percepção espaço-temporal, equilíbrio, coordenação oculomotora e propriocepção. Também propicia aos praticantes desenvolverem a cooperação, o trabalho em equipe, empatia, honestidade, auto regulação e o pensamento lógico, através das estratégias e competição saudável. Sua culminância se dá em viagens e torneios estaduais e nacionais e na Colônia de Férias, promovida anualmente.




Apoiar




PROJETOS

Os Projetos são atividades pontuais com tempo e temas definidos previamente e não fazem parte da rotina dos atendidos como as oficinas, sendo destinados a um público-alvo especifico.

ORQUESTRA

A Orquestra Jovem Experimental da Fundação é um projeto que reúne atendidos, ex-atendidos e pessoas da comunidade, com objetivo de propiciar um  espaço de autoria e apresentação para as crianças, adolescentes e  outros, que desejam se aperfeiçoar no estudo da música e de determinado instrumento. Além de apresentar para o público interno a Orquestra realiza muitas apresentações para o público externo em eventos locais e estaduais.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MECÂNICA E ELÉTRICA DE AUTOS

A oficina ministrada pelo voluntário e empresário, Edimar Eustáquio Gonçalves, ocorre uma vez por semana e é destinada a jovens interessados e maiores de 16 anos. O curso aborda noções práticas e teóricas sobre elétrica e mecânica de automóveis, constando de  aulas, palestras, participação em feiras, congressos, dentre outros. Além  de preparar para o mercado de trabalho desenvolve o autoconhecimento, a disciplina, o respeito e o trabalho em equipe, por meio de experiências e vivências ao longo das aulas. O trabalho, desta forma, privilegia a metodologia do aprender fazendo.

ADOLESCENTE APRENDIZ

O projeto “Adolescente Aprendiz” é destinado aos atendidos de 16 a 20 anos, como uma primeira experiência de trabalho com carteira assinada. Assim, anualmente, são selecionados de 4 a 8 adolescentes que passam pelo projeto, que tem como principais objetivos:

•Contribuir para a formação de jovens autônomos, que sabem fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade;
•Possibilitar ao aprendiz espaço de reflexão para a construção de seu projeto de vida;
•Contribuir para a diminuição do abandono e repetência escolares e para a orientação profissional dos jovens;
•Possibilitar ao jovem preparar-se para o mundo do trabalho.

MÃOS & ARTE

O Projeto Mãos & Arte iniciou-se numa garagem cedida e, posteriorment,e numa casa doada por uma moradora do centro da cidade. A casa foi dividida em lojas, sendo uma a Loja Mãos & Arte, popularmente conhecida como “Lojinha da Fundação” e as outras para serem alugadas como forma de contribuição para a manutenção das atividades da Fundação Monique Leclercq. 

Os objetivos da Loja “Mãos & Artes” são: ·comercializar e divulgar artesanatos produzidos na oficina de artesanato da Fundação pelos atendidos e produtos agrícolas dos sítios da Fundação Monique Leclercq; ·divulgar e comercializar, através de parcerias, produtos de pequenos produtores rurais, quitandeiras e artesãos do município; ·ser mais uma oficina de aprendizagem da Fundação Monique Leclercq, onde os aprendizes têm práticas comerciais e de relacionamento com o público. Comunicação, compreensão das necessidades do cliente e desenvoltura são algumas das habilidades desenvolvidas pelos aprendizes durante a experiência na loja Mãos & Arte; ·promover um elo entre a Fundação e a comunidade pratiana. As pessoas procuram a Loja para adquirirem produtos orgânicos, artesanatos, fitoterápicos, lancharem e comprarem lembrancinhas do Município.

ZUMBA E FUTEBOL DE SALÃO

Atividades desenvolvidas à noite que propiciam um estreitamento do relacionamento da  Fundação com a comunidade, que acontecem duas vezes por semana, tendo como participantes monitores, ex-atendidos, pais e pessoas da comunidade local.

COLÔNIA DE FÉRIAS ULTIMATE FRISBEE

Realizada anualmente no mês de julho, a Colônia de Férias é uma iniciativa da pratiana Amair Marques,  seu filho Jasper Marques e o amigo Djourdan,  que mobilizam outros jovens e pessoas nos Estados Unidos e Inglaterra para  realizarem a Colônia de Férias, em parceria com a Fundação. Todos as despesas e técnicos são bancados por eles, através de campanhas diversas, eventos e outros meios.

A Fundação entra com a organização, espaço, estrutura de apoio e os atendidos para participarem. A proposta da Colônia de Férias é trabalhar com o Ultimate Frisbee que é um esporte muito difundido nas escolas no EUA. A Colônia foi realizada em 2017, 2018 e 2019 e estava programada para 2020, se não fosse pela pandemia.

Tem sido um sucesso até aqui. Além de ser um espaço para os jovens no período de recesso escolar, possibilita um rico intercâmbio entre jovens  americanos, ingleses e brasileiros.




Apoiar