NOSSA ORIGEM

A história da Fundação Monique Leclercq tem sua origem, no Projeto das “Obras Sociais São Domingos de Gusmão”- OSSDG, criado em 1960, pelo Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros e voluntários da comunidade, com o objetivo supremo de assistir às pessoas em situação de risco social.

1962 a 1969

As Obras Sociais tinham um cunho mais assistencialista, cuja principal função era o combate a problemas sanitários (verminose), distribuição de alimentos, treinamento de pessoas do próprio meio para inserção de novos hábitos alimentares, de saúde e higiene.

1968

As Obras SA missionária francesa, Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, conhecida como Irmã Mônica, juntamente com outras religiosas, chegaram a São Domingos do Prata/MG e se integraram ao trabalho missionário e assistencial. Com objetivos comuns, aliaram-se ao trabalho desenvolvido pelas Obras Sociais, implantando algumas alterações para expansão dos serviços assistenciais.

1982

As Obras SA missionária francesa, Monique Jeanne Marie Joseph Leclercq, conhecida como Irmã Mônica, juntamente com outras religiosas, chegaram a São Domingos do Prata/MG e se int

Com os recursos oriundos da França, gerados por pessoas físicas, foi possível construir o prédio sede das Obras Sociais, no Bairro  Cerâmica, na cidade de São Domingos do Prata/MG. Em virtude de sua origem francesa, a Irmã Mônica e as Obras Sociais receberam ajuda de pessoas físicas da França, das Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos, em particular da Suécia, que, junto ao Governo, colaboraram para a elaboração de projetos sociais bastante abrangentes, com supervisão das Cáritas Suecas.

O Governo da Bélgica, pelo Comitê (Serviço de Cooperação Missionária), junto com uma ONG Francesa, a “Interajuda”, fundada por Paulo Lesaffre, elaborou um projeto sustentado por 70 (setenta) pessoas físicas, sendo estas, parentes e amigos, que haviam se comprometido em doar 5% de seus respectivos salários, durante 3 (três) anos. Mais de 200 (duzentas) famílias, entre as mais pobres do município de São Domingos do Prata/MG foram beneficiadas.

1984

Diante da realidade social em que o Bairro Cerâmica se encontrava, as Obras Sociais adquiriram um sítio, hoje denominado Sítio São Martinho de Lima, na Colônia de Guidoval, para atender as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

1998

Para dar maior segurança ao patrimônio e poder contribuir para o desenvolvimento social  as Obras Sociais São Domingos de Gusmão transferiram todo o seu patrimônio físico à Fundação Monique Leclercq, que foi criada com orientação e supervisão da Promotoria Pública, com o objetivo de trabalhar na educação de crianças e adolescentes,  com o lema  “Educar para Crescer”.




Apoiar