SOBRE NÓS
A Fundação Monique Leclercq é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 14 de dezembro de 1998, que tem o nome de sua idealizadora que dedicou sua vida às atividades sociais em São Domingos do Prata/MG. A Fundação surge com o propósito de atender as crianças e adolescentes em situação de risco social, dando-lhes reforço escolar e alimentar para que tenham condições de frequentar e permanecer na escola. Hoje a Fundação ampliou o seu conceito de educar e trabalha com o conceito da UNESCO para a educação no século XXI, que tem como seus pilares, o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser.
NOSSA MISSÃO
Trabalhar com crianças e adolescentes, principalmente os com situação de risco pessoal e social, de São Domingos do Prata/MG, contribuindo para a sua educação integral, por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas.
Para concretizar a nossa missão:
Oferecemos projetos educativos, culturais e recreativos diversificados às crianças, adolescentes, no horário do contra turno escolar destes, nos espaços físicos da Fundação;
Oportunizamos projetos de profissionalização e orientação para o mercado de trabalho;
Desenvolvemos projetos para as famílias de nossos atendidos e pessoas da comunidade do entorno da Fundação.
NOSSA VISÃO
Ser referência em trabalho social com crianças e adolescentes, na Região do Médio Piracicaba e Vale do Aço, contribuindo para a educação integral destes, firmando parcerias com escolas públicas e instituições da comunidade.
NOSSOS VALORES
· Não violência – Todas as crianças e adolescentes têm o direito de viver em famílias e comunidades livres da violência.
· Respeito – Todas as crianças e adolescentes têm o direito de serem tratadas com respeito e dignidade, de acordo com os princípios estabelecidos pelo ECA e pela Declaração Universal dos Direitos da criança.
· Autonomia – Todas as crianças, adolescentes e jovens têm o direito de participar das decisões sobre suas vidas |
· Parceria – A sociedade civil deve trabalhar junta para promover a educação e formação integral das crianças e adolescentes. Nenhuma organização consegue fazer isso sozinha.
· Exercício da cidadania – Todas as crianças e adolescentes têm o direito de vivenciar situações que lhes propiciem aprender a exercer a sua cidadania.
· Educação integral – Como questão de direito e proteção social, como formação integral em tempo integral, realizada em parceria com a escola, família e comunidade.
· Cuidado – Cuidados consigo, com o outro e com o meio ambiente.
· Gestão participativa – Todas as opiniões são bem-vindas. Todos devem participar ativamente das decisões , serem ouvidos e, com isso, poderem crescer junto com a instituição. Todos os resultados e responsabilidades, sejam positivos ou negativos, são parte de um trabalho em conjunto.
· Sustentabilidade – sustentabilidade como princípio para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que permite aos seres humanos e sociedades, soluções ecológicas de desenvolvimento.