NOSSA METODOLOGIA

A organização do trabalho educativo na Fundação gravita em torno do educando, estando sempre presente no desenvolvimento das atividades. A ideia que se propõe é ajudar  cada educando a alicerçar o seu próprio projeto de vida. Assim, a Fundação contribui para que cada criança e adolescente aprenda a fazer, a ser, a conhecer e a conviver.

As necessidades individuais e específicas de cada educando devem ser atendidas, já que as características singulares de cada um, implicam formas próprias de apreensão da realidade. Neste sentido, toda criança e adolescente tem necessidades educativas especiais, manifestando–se em formas de aprendizagens sociais e cognitivas diversas. Prestar atenção ao atendido tal qual ele é, reconhecê-lo no que o torna único, aceitá-lo na sua complexidade, tentar descobrir e valorizar as suas práticas culturais, ajudá-lo a descobrir-se e a ser ele próprio em equilibrada interação com os outros, são atitudes de sustentação do ato educativo e as únicas verdadeiramente motivadoras da necessidade e do desejo de aprendizagem. Desta forma as metodologias ativas são as privilegiadas em nosso trabalho com os educandos tendo como referência básica o aprender fazendo.




Apoiar