28 DE ABRIL: DIA DA EDUCAÇÃO – AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE
Reportagem de Graça Drumond e Alam José

Muitas são as reflexões que se pode fazer neste dia, mas, escolhemos, nos deter no poder transformador da Educação. A educação tem grande potencial transformador quando pensamos sob a perspectiva de desenvolvimento social. É por meio do estudo que muitas pessoas obtêm ascensão social e superam desigualdades. Além disso, uma educação de qualidade muda não apenas a realidade de um indivíduo, mas também de sua família, de seu círculo social e, por fim, de um país inteiro.

Antes mesmo de nascer, uma pessoa já pode ser impactada positivamente pela educação. Dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) indicam, por exemplo, que uma criança com uma mãe que sabe ler terá 50% mais chances de sobreviver após os 5 anos de idade, pois a educação permite conhecer hábitos saudáveis, prevenção de doenças e respeito ao calendário de vacinações. Isso mostra como a alfabetização é essencial para uma sociedade.

Além disso, a educação desde cedo permite que a criança adquira muito mais que conhecimentos, mas, que aprenda a conviver, a ser uma pessoa melhor, a ser um cidadão crítico e a resolver as situações problemas do dia a dia. Mas, a educação não é só responsabilidade da escola. Segundo um provérbio africano é preciso toda uma aldeia para educar uma criança, ou seja, a educação é responsabilidade de todos nós. Acontece em todos os espaços e, portanto, é importante que todos da sociedade (família, escola, instituições, igreja, poder público) se unam no processo educacional, sabendo que em um mundo de mudanças tão rápidas a educação acontece ao longo de toda nossa vida.

É preciso que estejamos sempre aprendendo, todos nós. Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) indica que “no Brasil, em 2015, pessoas de 25 a 64 anos com diploma de ensino superior com renda de emprego em tempo integral ganhavam 144% a mais do que trabalhadores em tempo integral, com apenas ensino médio concluído”, indica a organização.
A UNESCO aponta que, para cada ano adicional de escolaridade média da população, o PIB de um país pode aumentar, em média, 0,37%. Esse é um exemplo de como a educação contribui para mais desenvolvimento social, afinal estamos falando da maior escolaridade da população contribuindo para aumentar diretamente a riqueza do país.

Porém, a educação traz impactos positivos que vão além do ponto de vista econômico. Uma população com mais educação também sabe seus direitos e deveres, sabe pensar de forma crítica e reivindicar melhorias sociais. Logo, tem mais condições de transformar a sua própria realidade, pensando no bem comum.
Na Fundação Monique Leclercq, que trabalha há 23 anos, cumprindo a sua missão que é contribuir para a educação de jovens e crianças, temos diariamente a comprovação da transformação que a educação pode provocar. Assim, nada melhor, para coroar a reflexão sobre o Dia da Educação, dar a palavra a alguns destes jovens, que passaram pela instituição:

Aline Santos – estudante de Ciências biológicas na UFV

“Acredito na educação como um processo transformador. O ato de ensinar e de aprender atinge lugares inimagináveis e não foi diferente na minha vida. Com a educação, criei pontes para oportunidades e sonhos. Aprendi a observar, interpretar e criticar o mundo. E é com a educação que sigo acreditando na mudança do mundo.”

Nander Carmo – estudante de Engenharia Elétrica na UFMG e estagiário na Hotmart


A educação mudou minha vida porque foi através dela que eu me permiti sonhar conquistar coisas e oportunidades que antes estariam fora da minha realidade. Foi através dos estudos que eu consegui chegar onde estou agora, trabalhando pra uma empresa multinacional, que trata os funcionários de uma forma muito humana, diferente de tudo que já vivenciei e onde eu consigo crescer e evoluir cada vez mais.”